skip to Main Content

Chefe de liderança inovadora sinaliza 21 novas ocupações que sugirão até 2030

Nas últimas décadas, tem-se verificado que as empresas exigem uma crescente especialização da força de trabalho. Nesse sentido, estudos de Ben Pring, chefe de liderança inovadora da multinacional em tecnologia Cognizant, sinalizam que até o final desta década surgirão 21 novas ocupações. Elas estarão inseridas nas 10 grandes áreas de atuação, conceito presente na análise de Tania Casado, docente da FEA e diretora do ECar USP.

Sendo assim, ao correlacionar as 21 profissões do futuro de Pring com as 10 grandes áreas de atuação de Casado obtém-se o seguinte resultado:

  • Alfaiate digital: com o avanço crescente do e-commerce, será necessário um profissional que vá até a casa do usuário, pegue suas medidas com um sistema digital e faça os ajustes necessários em suas roupas e sapatos comprados na web.

           Área(s): socioambiental, transformação digital e inovação.

  • Analista de cidades cibernéticas: profissional deverá trabalhar com informações que incluam dados dos cidadãos e dos recursos dos municípios.

           Área(s): transformação digital, segurança, ética e infraestrutura.

  • Analista de computação quântica: o profissional atuará na área de machine learning (“aprendizado de máquina”, em inglês), principalmente com a integração com o aspecto quântico.

           Área(s): transformação digital, educação e inovação.

  • Chief Trust Officertrabalhará ao lado de equipes internas de finanças e relações públicas. Vai gerenciar e aumentar a presença pública e privada em toda a esfera financeira, e sempre trabalhar com transparência nas finanças de uma organização.

           Área(s): ética, inovação, segurança e transformação digital.

  • Coach de saúde financeira: o profissional terá a função de um coach, e vai orientar sobre questões financeiras, os melhores investimentos e aplicações.

           Área(s): educação e segurança.

  • Construtor de realidade aumentada:  ele vai projetar, escrever, criar, calibrar, construir e personalizar viagens em realidade aumentada para as pessoas.

           Área(s): transformação digital.

  • Consultor fitnessprofissional responsável por motivar a atividade física, melhorar a nutrição e fazer com que o indivíduo adote um estilo de vida mais saudável.

           Área(s): saúde.

  • Controlador de tráfego autônomo: gerenciador de tráfego de veículos autônomos e de drones.

           Área(s): energia, infraestrutura, segurança e socioambiental.

  • Corretor de dados pessoais: profissional será responsável por monitorar e comercializar dados de pessoais, empresas e governos deixados na internet. Área(s): ética, segurança e transformação digital.

           Área(s): ética, segurança e transformação digital.

  • Curador de memória pessoal: profissional consultará uma série de públicos específicos, a mídia e fontes históricas para refazer e formular experiências do passado, para reduzir o estresse ou a ansiedade que a perda de memória provoca.

           Área(s): saúde e transformação digital.

  • Diretor de genoma: profissional vai criar e executar uma estratégia para aumentar o portfólio de produtos que envolvam a ciência da vida.

           Área(s): saúde, ética, inovação e socioambiental.

  • Especialista em edge computinga computação em nuvem está gradualmente abrindo caminho para a próxima grande evolução: a edge computing, que desencadeia o potencial de dispositivos de hardware conectados e os descentraliza.

           Área(s): transformação digital.

  • Facilitador de TI: profissional vai gerar flexibilidade para os usuários com o uso de aplicativos e infraestrutura, desenvolvidos dentro da empresa ou em ambientes de nuvem.

           Área(s): segurança e transformação digital.

  • Gerente de ética: investiga, acompanha, negocia e faz acordos sobre o fornecimento de produtos e serviços, para garantir o alinhamento nos contratos relacionados a questões éticas de um público estratégico.

           Área(s): ética.

  • Gerente de man-machineprofissional trabalha na colaboração entre homem e a máquina, responsável pela identificação de tarefas, processos, sistemas e experiências que possam ser melhorados com a tecnologia.

           Área(s): transformação digital e inovação.

  • Gerente de negócio em I.A.: o trabalho será próximo a áreas de vendas, marketing e sócios no segmento de inteligência artificial.

           Área(s): inovação e transformação digital.

  • Investigador de dados: assíduo analista de dados, profissional precisará interpretá-los da melhor maneira possível. Além disso, deve ser curioso, analítico e multitarefa.

           Área(s): transformação digital.

  • Oficial de diversidade: profissional vai facilitar a rentabilidade e a produtividade de uma organização e, ao mesmo tempo, promoverá um ambiente de inclusão.

           Área(s): ética e socioambiental.

  • Sherpa de loja virtual: sherpas ajudam escaladores a subir montanhas. No futuro, sherpas virtuais vão guiar consumidores pelas lojas virtuais, auxiliando em compras dentro de cenários complexos.

           Área(s): segurança e transformação digital.

  • Técnico em saúde informatizada: responsável por examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes com o auxílio da inteligência artificial e de médicos acessíveis remotamente.

           Área(s): saúde e transformação digital.

  • Walker-Talkero profissional será responsável por passar um tempo com os clientes, e sua principal atividade vai ser prestar atenção no que eles dizem.

           Área(s): inovação.

Desta maneira, ao comparar as profissões do futuro com as grandes áreas de atuação, nota-se que 13 delas estarão relacionadas com a transformação digital, realidade que demonstra alterações sem tamanho no mercado de trabalho até 2028.

Por Ricardo da Silva Domingos

Fonte: https://www.estadao.com.br/infograficos/educacao,estudo-aponta-as-21-profissoes-do-futuro-para-os-proximos-anos-confira,1129752

USP

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top