skip to Main Content

Competição USP de Conhecimentos supera 127 mil alunos inscritos

Estudantes da Escola Inah Lopes de Oliveira Macedo, PEI de Itatinga, durante a prova da CUCO 2022 (Crédito: Divulgação)

O Programa Vem pra USP! acaba de divulgar a relação dos mais de 7 mil estudantes premiados na 6ª edição da Competição USP de Conhecimentos, a CUCo.

Neste ano, a adesão ao desafio superou as expectativas: 127.015 alunos do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo inscreveram-se na CUCo, quase o dobro do ano passado.

Prof. Hernandes, idealizador do Vem pra USP!

“Além de ser um número expressivo, ele significa muito neste momento, porque estamos saindo de um período difícil,  no qual a educação foi impactada pelos transtornos da pandemia. Mobilizar mais de 127 mil estudantes é resultado de um trabalho de parceira, dedicação e colaboração entre instituições e pessoas que acreditam no potencial desses jovens”, comentou o idealizador do Programa, o professor Antonio Carlos Hernandes.   

Esta foi a edição com o menor índice de abstenção de participantes – 80% fizeram a prova – e com a maior nota de corte – 9, demonstrando que os jovens têm interesse em ingressar no ensino superior e estão se empenhando para isso.

O coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, destacou o papel dos professores colaboradores e o trabalho de aproximação que vem sendo feito com as diretorias regionais de ensino, com encontros presenciais. “Estamos estreitando ainda mais as relações e construindo juntos um entendimento sobre a importância da CUCo, que vai ao encontro da meta 12 dos planos estadual e nacional de educação, visando à promoção do acesso dos estudantes de escola pública ao ensino superior. Os resultados deste ano demonstram que as visitas foram efetivas e já trouxeram bons frutos”.

Guilherme Vilas Boas (Arquivo Pessoal)

Entre os prêmios da competição estão certificados e a isenção da taxa de inscrição da Fuvest, para quem está no último ano do ensino médio. O número de beneficiados deve ser de 2.811 estudantes. Um deles foi Guilherme Vilas Boas, da cidade de Maracaí. “Meu sonho é estudar na USP. Eu prestei a CUCo porque queria testar meus conhecimentos gerais e realmente ela me ajudou nesse processo. Percebi que eu tinha dúvidas em alguns conteúdos e, em outros, faltava teoria. Sem dúvida, me ajudou muito, inclusive em relação ao pagamento da inscrição do vestibular”, afirmou.   

 

 

 

A premiação também se estendeu para os professores incentivadores e escolas, com maior índice de participação. Neste caso, os recursos financeiros serão utilizados de acordo com a definição da equipe gestora de cada unidade escolar premiada. Veja a relação abaixo. 

“A colocação da nossa escola em 1º lugar do interior na CUCo está atribuída a mudança de olhar dos alunos da escola pública para a oportunidade de cursar o ensino superior na USP. Vale ressaltar que também reflete o trabalho desenvolvido pela equipe escolar nos ambientes de aprendizagem para o público-alvo do ensino médio”, declarou Marilene Dantas do Nascimento, diretora da E.E. Prefeito Domingos De Souza.

 

Sobre o Programa

O Vem pra USP! é realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). 

Hernandes lembra que o programa surgiu de uma experiência anterior, denominada Olimpíada de Matemática, Química e Física, realizada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Desde então, cumpre o objetivo de promover ações de valorização do ensino médio público paulista, de forma a incentivar o estudante a ingressar em cursos de graduação da USP ou de outras instituições; contribuir para a melhoria do desempenho escolar e para sua formação como cidadão e colaborar com o professor no processo de ensino-aprendizagem.

 

Helder Miranda (Arquivo Pessoal)

“Todos os movimentos para apresentar a Universidade Pública, seu território, formas de ingresso e simulado das avaliações são extremamente válidos. Uma boa colocação foi fruto do engajamento de toda a equipe e inserção da tecnologia nas práticas pedagógicas. A partir de ações como a CUCo, esperamos ampliar a cada ano o número de aprovados na Fuvest e nas demais Universidades Públicas.”
Helder Vieira Miranda, Diretor da E.E. Leopoldo Santana – Diretoria de Ensino Sul 2

 

 

Professor João, dirigente de ensino

A CUCo Vem pra USP! representa, para nós, um processo de construção e conquista da cidadania. Alguns estudantes, que durante a pandemia de covid, afastados fisicamente da escola, se alimentavam de sopa de papelão, tiveram pela primeira vez a oportunidade de sonhar em sair da condição de vulnerabilidade e ousar a construção de um projeto de vida. Isso não é pouca coisa! Nosso trabalho como educadores, seja na educação básica, seja na universidade, é abrir e manter abertas as portas para um sonho bem sonhado. Para os próximos anos temos mais trabalho para abrir mais portas e mantê-las abertas para nossos estudantes por intermédio de tantas possibilidades que oferece a CUCo. 
João Bosco Arantes Braga Guimarães, Dirigente Regional de Ensino – Santos

 

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top