skip to Main Content

Escolas, professores e alunos da rede pública são premiados na CUCo

Foi realizada na manhã de hoje, dia 14 de maio, a cerimônia de premiação da quarta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), uma competição criada exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da USP.

“A CUCo é uma maneira de apresentar aos estudantes do ensino médio as possibilidades que existem por meio do ensino. É uma forma de estimular esses jovens que serão os grandes cientistas, os grandes profissionais que contribuirão para o desenvolvimento do nosso País. Se nós quisermos modificar a situação trágica em que a educação se encontra no Brasil, todos nós temos que nos empenhar, mesmo que para isso tenhamos que combater duramente os negacionistas, aqueles que consideram a educação uma perversidade para a juventude”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia da covid-19, quase 60 mil estudantes da rede pública se inscreveram na competição. Ao todo, 3.707 escolas participaram, atingindo 642 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, índice inédito de abrangência da competição.

Foram agraciadas 11 escolas que tiveram o maior índice de participação na competição, 20 professores incentivadores e 78 professores de destaque.

 

Também foram premiados 6.738 estudantes dos três anos do ensino médio, que receberam certificado e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo. Destes, 404 se inscreveram no vestibular da Fuvest e 96 foram aprovados e ingressaram na Universidade.

“A participação da família é muito importante nesta etapa da vida do jovem estudante. Nestes quatro anos da CUCo, já tivemos quase 1.800 alunos aprovados em um dos 183 cursos da USP. Uma grande parte desses alunos são os primeiros de suas famílias a ingressar em uma universidade pública, ou seja, são 1.800 famílias contagiadas por esse processo de mudança que tanto precisamos no Brasil. Por isso, é fundamental que continuemos firmes nessa luta para podermos avançar cada vez mais”, destaca o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, coordenador-geral do Programa Vem pra USP!.

 

A premiação da CUCo – que normalmente acontece em várias etapas, com eventos presenciais realizados em diversas cidades do Estado – foi realizada virtualmente e contou com a presença de dirigentes da USP, representantes da Secretaria Estadual de Educação e de instituições de ensino.

Durante a cerimônia, também foi lançado o site do Programa Vem pra USP!, com cursos e videoaulas voltados especialmente para estudantes e professores do ensino médio, além de informações sobre formas de ingresso, cursos, ações e projetos vinculados ao programa, como a CUCo e o Hub USP na Escola.


Vem pra USP!
A Competição USP de Conhecimentos é uma das ações do Programa Vem pra USP!, que tem como metas valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, aos professores, aos seus alunos e à USP.

Criado em 2017, o Vem Pra USP! é uma parceria da Universidade com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Por Erika Yamamoto, do Jornal da USP

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top