skip to Main Content

A USP mantém um sistema de atendimento social aos seus estudantes, incluindo benefícios e auxílios, de
modo a propiciar melhores condições de permanência com qualidade em seus campi. Tudo é administrado pelo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) da Superintendência de Assistência
Social

O PAPFE atua em toda a USP e consiste em bolsas e apoios disponibilizados aos alunos de graduação que apresentem e comprovem dificuldades socioeconômicas para se manterem na Universidade. Tem como objetivo principal fornecer condições para que o estudante mantenha e amplie as suas atividades no curso ao qual está vinculado. Além disto, contribui para a formação acadêmica integral e permite a redução da evasão.

A Superintendência de Assistência Social (SAS) e os Serviços de Promoção Social das prefeituras dos campi do interior desenvolvem vários programas de permanência estudantil, constituídos por benefícios, bolsas e apoios. Os benefícios compreendem a oferta regular de serviços extensivos a todos os alunos nas áreas de saúde, cultura, esporte, alimentação subsidiada nos restaurantes universitários, transporte interno e carteira para passe escolar.

Há as bolsas e apoios para moradia, alimentação, transporte, creche e manutenção de estudos, em quantidades limitadas e destinadas aos alunos com necessidades socioeconômicas. O acesso aos programas de apoio é feito sempre por meio de processo seletivo realizado por assistentes sociais, com base em critérios socioeconômicos.

O apoio moradia consiste de uma vaga gratuita nas moradias estudantis dos campi de Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo, pelo tempo ideal do curso do aluno, acrescido de mais um ano. Destina-se aos estudantes que estejam cursando a primeira graduação.

Há, ainda, o apoio moradia na forma de auxílio financeiro, concedido aos alunos classificados no processo seletivo para a moradia e que se encontram em condições de excedência às vagas existentes. Está disponível também nos campi ou nas unidades isoladas onde não há moradia estudantil.

O apoio alimentação destina-se aos alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas e dá direito a uma ou duas refeições gratuitas diárias nos restaurantes universitários. Os calouros que preencherem os critérios de seleção poderão ser atendidos emergencialmente. Para tanto, devem procurar pessoalmente os Serviços de Promoção Social da SAS.

O apoio transporte consiste em apoio financeiro, em valor determinado e concedido ao aluno que comprove condição socioeconômica insuficiente. Este auxílio não é pago nos meses de janeiro e dezembro.

A bolsa livros consiste no pagamento mensal de dez parcelas de R$ 150,00, que poderão ser utilizadas em qualquer EDUSP (Editora da USP). Para livros da própria EDUSP, os alunos têm um desconto de 50% e para livros de outras editoras, pagam o valor de mercado.

Para mais informações, consulte a página eletrônica da SAS, www.usp.br/coseas, ou ainda, a página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação www.prg.usp.br.

Back To Top