skip to Main Content

Todos os cursos de graduação da USP são gratuitos. Importante lembrar que a USP reserva 50% das vagas de cada curso para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública.

Para ingressar, o estudante precisa participar de, pelo menos, um desses processos seletivos (se preferir, pode participar de todos simultaneamente):

Vestibular da Fuvest

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano, sendo a responsável por selecionar a maior parte dos alunos. As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest.

Informações sobre o vestibular

Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem)

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Mais informações sobre a seleção da USP por meio do Sisu podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Nessas duas formas de ingresso, a USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.

Veja mais sobre o Enem
Veja mais sobre o SiSU

Olimpíadas científicas

Em 2019, a USP passou a destinar vagas em seus cursos de graduação a alunos que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. As inscrições são realizadas por meio da Fuvest.

Leia mais neste site

Back To Top