Além das ações diretas com alunos e professores do ensino médio, o Programa Vem pra USP! também tem uma atuação bastante importante na geração de novos conhecimentos, ou seja, fazemos pesquisa científica.

O trabalho é realizado pela equipe do Programa, com colaboração de alunos bolsistas da Universidade, tendo como referência os dados e resultados obtidos nas atividades aplicadas.

Essa produção científica é compartilhada principalmente no universo acadêmico, dentro e fora do Brasil, por meio de artigos, livros, pôsteres em congressos e outras publicações. O material também baliza o planejamento e as tomadas de decisão do Vem pra USP!.

Confira abaixo parte desse conteúdo.

Evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
Tipo do conteúdo: Resumo
Trabalho: SILVA, J. P. A. R.; SOUZA, M. S. A.; HERNANDES, A. C.; HERBERT, J. A., Mineração de Dados CUCo: Uma proposta de ação inclusiva. 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), 2019, Brasil.

Evento: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
Tipo do conteúdo: Apresentação e Trabalho Completo
Trabalho: LOURENÇO, A. B.; HERBERT, J., LORENTE, C., BICHARA, L., SOARES, M., HERNANDES, A. C. Desempenho de alunos do ensino médio em óptica: a Competição USP de Conhecimentos como contexto. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), 2020, Brasil.

Evento: VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021)
Tipo do conteúdo: Pôster e Resumo
Trabalho: LOURENÇO, A. B; JOÃO, H. A.; LUCRECIO, T.; LORENTE, C. P.; HERNANDES, A. C. Ensino on-line de Matemática básica no contexto da Competição USP de Conhecimentos. In: VII edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021), 2021, Espanha.

Evento: Symposium IOSTE- International Organization for Science and Technology Education
Tipo do conteúdo: Pôster e Resumo
Trabalho: LOURENÇO, A. B; JOÃO, H. A.; HERNANDES; A. C. USP Knowledge Competition: a path towards equity in higher education admission. In: Symposium IOSTE- International Organization for Science and Technology Education, Coreia, 2020.