skip to Main Content

Programa Vem pra USP! recebe doação de R$ 30 mil de professora do IFSC

A professora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Yvonne Primerano Mascarenhas, doou R$ 30 mil para o programa Vem pra USP!, que tem como objetivo promover ações de valorização do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo.

A professora Yvonne Primerano Mascarenhas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Embora meu pai não tivesse tido muitas oportunidades de ensino, ele sempre valorizou e primou pela educação das filhas”, contou a professora, que tem mais duas irmãs mais novas, todas formadas no ensino superior na área de exatas. “Espero que essa doação possa ajudar alguém no que sempre meu pai propugnava, que era estudar”, completou.Entre as ações de valorização, destaca-se a concessão de bolsas para que os estudantes de escolas públicas, ainda durante o ensino médio, possam desenvolver atividades no laboratório do programa. O programa de bolsas receberá o nome do pai da professora, Francisco Primerano. No dia 9 de setembro, uma reunião on-line foi realizada para formalizar a doação.

O vice-reitor da Universidade e coordenador geral do Vem pra USP!, Antonio Carlos Hernandes, destacou a dedicação e admiração pela história de Francisco, que “apontou caminhos para muita gente e foi um empreendedor nato” e Yvonne, “que, além da grande pesquisadora na área de Cristalografia de raios X, sempre atuou em prol da escola pública”. “A educação é o eixo central para mudar este país”, afirmou.

Para o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, a doação de Yvonne tem um “o simbolismo muito importante da ação por si só e pode servir de exemplo para que o programa possa ser ampliado”.

O programa Vem pra USP! registrou, em 2021, recorde no número de estudantes que participaram da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e foram aprovados na Fuvest e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, 1.556 alunos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo participantes da CUCo ingressaram nos cursos de graduação da USP. Em 2018, primeiro ano em que a Cuco foi implementada, esse número foi de 132.

Em 2020, foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do ensino médio participantes da CUCo e, destes, 2.706 ganharam a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest; a cerimônia de premiação foi realizada no dia 14 de maio de forma virtual – Foto: Reprodução/Arte Jornal da USP

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da Universidade. É resultado da parceria da USP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Além de testar seus conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

O programa está aberto para interessados em fazer doações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprausp@usp.br ou pelo telefone/WhatsApp 16 3364-8282.

Por Adriana Cruz (Jornal da USP)

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top