skip to Main Content

Programa Vem pra USP! registra recorde no número de aprovados na Fuvest e no Sisu

O programa Vem pra USP! registrou, em 2021, recorde no número de estudantes que participaram da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e foram aprovados na Fuvest e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, 1.556 alunos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo participantes da CUCo ingressaram nos cursos de graduação da USP. Em 2018, primeiro ano em que a Cuco foi implementada, esse número foi de 132.

“A CUCo tem um papel importante nesse índice de aprovação, pois é nítido o crescimento de aprovados após a segunda edição, realizada em 2019. Em outras palavras, a USP está mais próxima dos estudantes e o sucesso dos alunos em edições anteriores dos exames vestibulares, Fuvest e Sisu, desmistifica o processo de ingresso e mais estudantes se organizam em seus estudos, pois passam a perceber que sim, é possível estudar na USP”, comemora o vice-reitor da Universidade e idealizador do programa Vem pra USP!, Antonio Carlos Hernandes.

A CUCo, uma das ações do programa Vem pra USP!, é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da Universidade. É resultado da parceria da USP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Além de testar seus conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

Em 2020, quase 60 mil participaram da quarta edição da CUCo. Ao todo, 3.707 escolas participaram da competição, atingindo 642 dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do ensino médio, e destes, 2.706 ganharam a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 14 de maio.

“Constatamos que o aluno se sente muito mais confiante após conhecer como é o processo de ingresso, particularmente na Fuvest. Em 2021, das 50% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas na Fuvest, 25% foram preenchidas com alunos que participaram da CUCo. Ou seja, um em cada quatro dos ingressantes de escolas públicas fizeram ao menos uma vez a CUCo”, destaca Hernandes.

Cerimônia de Premiação da CUCo. Crédito: Divulgação

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top